Apresento brevemente neste artigo o SIPOC que irá auxiliar na identificação no fluxo de informações necessários para a realização da atividade.
O SIPOC é
uma ferramenta de qualidade utilizada na metodologia six sigma e tem por objetivo identificar os aspectos relevantes do processo. O significado de cada letra está
descrito na lista abaixo:
- Suppliers (Fornecedores): As pessoas ou departamentos que fornecem os insumos ou dados necessários para a realização da atividade.
- Inputs (Entradas): São os insumos necessários para a realização da atividade. Caso a atividade seja eletrônica, os dados são considerados como entradas.
- Process (Processos): É o processo detalhado necessário para gerar as saídas da atividade. (a resposta da pergunta How da metodologia 5W2H)
- Output (Saídas): São os produtos, serviços ou informações que devem ser entregues ao final da atividade
- Customers (Clientes): São as pessoas ou departamentos que irão utilizar as saídas da atividade.
Utilizarei o
exemplo do cálculo da folha de
pagamento, citado nos posts anteriores, para demonstrar como ficaria o diagrama.
O SIPOC não
tem muito segredo, mas o exercício de prepara-lo ajudará você a refletir sobre
como as coisas acontecem para então propor melhorias ao processo atual.
Veja outros post sobre como preparar relatórios gerenciais:
Como organizar dados em tabelas
Como planejar um relatório gerencial
Como aplicar 5W2H em relatórios gerenciais
Nenhum comentário:
Postar um comentário