Depois de
realizado os passos iniciais para a preparação
de um relatório gerencial (Conforme publicado no último post) o próximo
passo é consolidar os dados necessários para fazer o relatório.
Os dados podem estar originalmente nos
mais variados formatos possíveis. Transformar e consolidar estes dados são
passos essenciais do processamento. Normalmente gosto de organizar estes dados
em forma de tabela, sem me preocupar com a forma que eles serão apresentados no
final do relatório.
Uma tabela é a organização de grupo de campos
(ou variáveis).
Toda tabela costuma ter uma linha de
cabeçalho que é utilizada para identificar as informações dispostas na mesma
posição nas linhas abaixo.
Cada linha abaixo do cabeçalho é um
registro que vai trazer todas as informações relacionadas a um indivíduo.
Por exemplo, para o cálculo da folha de pagamento
é necessário obter as informações básicas dos empregados como Matrícula, Nome,
cargo, salário, data de admissão, etc. Abaixo mostro uma forma de organizar
estas informações em forma de tabela.
Note que cada coluna recebe dados em um único
formato, procure sempre padronizar as informações.
Os cabeçalhos foram criados conforme o
dicas do post abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário