terça-feira, 15 de março de 2016

Mapeando uma atividade utilizando o SIPOC

No post Como planejar um relatório gerencial demonstrei as etapas a serem executadas antes do desenvolvimento de uma atividade. Porém às vezes temos que assumir atividades que são executadas da mesma forma a muito tempo. Mapear e entender o a atividade antes de realizá-la é uma ótima oportunidade para criticar o processo a fim de realizar melhorias.

Apresento brevemente neste artigo o SIPOC que irá auxiliar na identificação no fluxo  de informações necessários para a realização da atividade.

O SIPOC é uma ferramenta de qualidade utilizada na metodologia six sigma e tem por objetivo identificar os aspectos relevantes do processo. O significado de cada letra está descrito na lista abaixo:

  • Suppliers (Fornecedores): As pessoas ou departamentos que fornecem os insumos ou dados necessários para a realização da atividade.
  • Inputs (Entradas): São os insumos necessários para a realização da atividade. Caso a atividade seja eletrônica, os dados são considerados como entradas.
  • Process (Processos): É o processo detalhado necessário para gerar as saídas da atividade. (a resposta da pergunta How da metodologia 5W2H)
  • Output (Saídas): São os produtos, serviços ou informações que devem ser entregues ao final da atividade
  • Customers (Clientes): São as pessoas ou departamentos que irão utilizar as saídas da atividade.

Utilizarei o exemplo do cálculo da  folha de pagamento, citado nos posts anteriores,  para demonstrar  como ficaria o diagrama.

 

 

O SIPOC não tem muito segredo, mas o exercício de prepara-lo ajudará você a refletir sobre como as coisas acontecem para então propor melhorias ao processo atual.

Veja outros post sobre como preparar relatórios gerenciais:

Como organizar dados em tabelas
Como planejar um relatório gerencial
Como aplicar 5W2H em relatórios gerenciais

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